Guia para escolher a roçadora ideal
Quer seja profissional ou amador que adora jardinagem, obter as ferramentas certas para as suas necessidades muitas vezes torna-se um desafio.
As roçadoras são uma ferramenta versátil para cortar relva, aparar arbustos e ervas daninhas, por isso uma máquina essencial.
Hoje em dia, o comprador, fica sobrecarregado com a grande variedade de opções disponíveis, roçadora de rebordos, roçadora para paisagismos, de superfícies extensas ou de mochila. Para alimentar a dúvida, é possível encontrar roçadoras a gasolina, elétricas e a bateria.
Vamos descobrir como obter a roçadora certa para as suas necessidades.
Escolha a tecnologia
É possível encontrar roçadoras a gasolina, elétricas e a bateria.
Conheça um pouco sobre cada uma:
- Roçadora a gasolina – Ideal para quem realiza trabalhos num ambiente ao ar livre e por longos períodos de tempo, o abastecimento destas máquinas pode ser feito em qualquer lugar e por ser sem fios permite liberdade de movimentos.
Os equipamentos a gasolina variam entre diferentes gamas de potência, diferentes aplicações, características e conjuntos de corte, os modelos estão disponíveis desde a utilização ocasional até à jardinagem profissional, agricultura e trabalhos de gestão sustentável. - Roçadora elétrica – Sem emissões, leves, silenciosas e fáceis de manusear. Limitada à existência de uma tomada nas proximidades, trabalha com cabo sem interrupção e de uma forma simples. As roçadoras elétricas são especialmente concebidas para uso ocasional e jardinagem.
- Roçadora a bateria – Os equipamentos a bateria são adequados para atividades em interiores, no jardim de casa ou zonas residenciais e sensíveis ao ruído, espaços de lazer, universidades e hotéis. São livres de emissões de gases e têm baixo ruído, para além de proporcionar grande liberdade de movimentos.
Utilização pretendida
A utilização pretendida da roçadora tem um peso determinante na escolha.
– Se planeia usar em espaços grandes e negligenciados durante horas, então deverá considerar uma roçadora de mochila.
– Se a utilização planeada será num pequeno jardim, o recomendável será um modelo de volante com Arnês de trabalho simples.
– Finalmente, se é um utilizador avançado e o uso planeado é numa vegetação exigente, deve considerar a compra de uma roçadora mais potente com guiador e Arnês profissional.
Frequência de uso
A frequência de uso da roçadora é um critério importante para uma melhor escolha. Se planeia usar apenas algumas vezes durante o ano, recomendamos a gama de roçadoras particular, se for um jardineiro ferrenho que passa horas a cuidar do relvado, do mato e a arrancar as ervas daninhas, a melhor escolha será uma roçadora de gama profissional.
A diferença entre profissional e amador, não será apenas na potência e equilíbrio, mas também pela oferta de soluções técnicas, escolha de componentes e materiais.
Opte por máquinas equilibradas e boa relação peso-potência, leve para manusear e com potência suficiente para o trabalho.
A SDMAQ está à sua disposição para lhe apresentar os modelos mais apropriados, para si e para o tipo de trabalho que pretende. Não hesite em contactar-nos.