Quando substituir a corrente da Motosserra?

Como sabe quando substituir a corrente da motosserra, a guia, ou a corrente da serra elétrica? Aqui, destacamos alguns dos fatores cruciais a ter em conta ao determinar se os componentes da sua motosserra precisam de ser retirados.

Quando substituir uma corrente de motosserra

Indicadores de degaste

Há várias marcas de desgaste em cada dente de uma corrente STIHL, como indicado abaixo em vermelho. Afiar o dente e arquivar o calibre de profundidade desgasta no aço e cromagem, reduzindo gradualmente o tamanho do dente. A corrente da motosserra deve ser trocada assim que as marcas de desgaste forem atingidas. A capacidade de corte da corrente será significativamente reduzida se continuar a limar para além do ponto de desgaste, e corre-se um risco mais elevado de o dente se partir.

O ideal seria que os indicadores de dente e de profundidade fossem alcançados em simultâneo. Caso contrário, poderá ter inadvertidamente afiado incorretamente a corrente, o que poderá ter alterado o ajuste do medidor de profundidade e resultar ou numa maior vibração, ou numa menor eficácia de corte. O ajuste ideal do medidor de profundidade é automaticamente mantido pelo EasyFiles 2 em 1, assegurando a maior vida útil possível da corrente.

Adicionalmente, um indicador de desgaste pode ser visto acima e na parte inferior do dente. O atrito adicional causará um desgaste prematuro do fundo do dente se a corrente for operada sem óleo de barra ou sob tensão excessiva durante um período prolongado. Se detetar que este marcador de desgaste foi atingido, deverá substituir imediatamente a corrente.

Dentes danificados ou em falta

Uma corrente de motosserra pode sofrer danos significativos se bater num prego ou rocha imprevistos. Para evitar o aumento da vibração e o corte médio da corrente, é crucial que todos os dentes de uma corrente tenham o mesmo comprimento. Pode não ser viável afiar todos os dentes no mesmo comprimento se o dano tiver encurtado ou destruído consideravelmente um número de dentes, exigindo a compra de uma nova corrente de motosserra.

Quando substituir a roda dentada da corrente

O pinhão da corrente, que está escondido sob a cobertura do pinhão, aciona a corrente. A roda dentada é suscetível ao desgaste típico, pelo que aconselhamos a utilização de um manómetro de controlo para verificar o seu estado a intervalos regulares. Isto é algo que se deve guardar no bolso traseiro, porque pode ser usado na roda dentada e nos pinhões de esporão encontrados em qualquer serra elétrica a gasolina ou sem fio, ou poda de vara.

Se a profundidade das marcas de desgaste exceder aproximadamente 0,5mm, ou o limite de desgaste, a roda dentada da corrente deve ser mudada. É crucial manter um olho na roda dentada da corrente porque pode acelerar o desgaste da corrente da motosserra e da barra-guia, ou lança, enquanto reduz o desempenho do corte.

Quando substituir a sua lança

Desgaste de granizo

Com o tempo, as calhas da barra-guia, ou guia, (os lados visíveis nesta imagem) podem deteriorar-se, diminuindo a profundidade da ranhura (ou por outras palavras, a quantidade de espaço que resta para os elos de transmissão se sentarem dentro). Se a profundidade da ranhura for demasiado pequena, as pontas dos elos de transmissão rasparão ao longo do fundo e afetarão drasticamente a suavidade do movimento da corrente à volta da barra-guia. A vida útil da barra-guia pode ser aumentada virando-a e assegurando que ambos os lados se desgastam igualmente.

Se tiver detetado algum desgaste nos carris, verifique a profundidade da ranhura utilizando a ponta da ferramenta de calibre de profundidade. Se a profundidade da ranhura for inferior ao mínimo indicado na tabela abaixo, está definitivamente na altura de alguma terapia de retalho com tema de barras de guia.

Danos da barra-guia

As barras-guia quebradas, beliscadas, lascadas, ou desgastadas desigualmente podem ser reparadas por qualquer um dos nossos mecânicos, aqui na SDMAQ. Portanto, se a sua barra-guia ainda for relativamente nova, recomendamos que fale connosco e verificamos se é possível a reparação ou se terá que ser substituída, por exemplo, caso a barra-guia tenha sido dobrada para além de uma reparação razoável.

Lembre-se de que as motosserras foram feitas para funcionar melhor quando usadas com a corrente e barra de guias corretas, por isso, se precisar de uma nova peça sobressalente, recomendamos veja connosco para podermos recomendar a mais adequada à sua máquina.

Partilhar:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Categorias

Social Media

Mais populares de SDMAQ​

Obtenha as últimas atualizações​

Subscrever a nossa Newsletter ​

Sem spam, apenas notificações sobre novos produtos, descontos exclusivos, eventos e formações.

Destaque

Posts Relacionados