Quando compra ferramentas de jardim de qualidade, é fundamental cuidar do equipamento de poda para manterem a sua eficiência e desempenho ao longo do tempo. Aproveite estas dicas SDMAQ de utilização e manutenção para manter o seu grande equipamento por um longo período de tempo.
Manutenção do seu equipamento de poda
O seu corta-sebes é um dispositivo elétrico, nunca o lave ou limpe com água. Antes de efetuar qualquer manutenção de rotina no seu corta-sebes, desligue o motor e desligue o cabo de alimentação. Para qualquer trabalho que não seja de limpeza de rotina, contacte-nos, somos especialistas aprovados pelas principais marcas.
Antes de cada utilização
- Verificar o estado do cabo de extensão, bateria e todos os componentes. Se estiver algum defeituoso, substitua-o.
- Verificar o estado das lâminas: se usadas corretamente, as lâminas não precisam de ser afiadas. No entanto, se o sistema de corte estiver danificado ou apresente desgaste excessivo, deve substituir as lâminas do corta-sebes, e deixe essa operação para um especialista.
Após cada utilização
- Remover quaisquer detritos com uma escova.
- Olear as lâminas de corte e o carril de guia com um lubrificante não poluente. Tenha cuidado para não se ferir nas arestas afiadas das lâminas.
- A adição de óleo entre as lâminas faz com que deslizem mais facilmente e reduz a fricção e a perda de potência.
- Em seguida, deslizar o corta-sebes na manga protetora, que idealmente deveria ser fixada à parede.
Manutenção da sua tesoura de podar
Após cada utilização, é importante limpar e desinfetar as lâminas da sua tesoura de poda.
- Afiação
Pegue numa pedra de afiar que tenha humedecido anteriormente. A afiação da lâmina é feita apenas na lâmina em movimento quando procede à poda. Além disso, apenas o lado superior da lâmina pode ser afiado, o outro lado da lâmina deve permanecer completamente liso. Esfregar a lâmina em pequenos círculos de uma extremidade para a outra. Não se esqueça de limpar a lâmina com um pano quando terminar. - Lubrificação
Mergulhe um trapo em óleo (ou óleo de linhaça) e lubrifique as partes cortantes da sua tesoura de podar. Colocar uma gota de óleo na nascente e movê-la várias vezes para que o óleo se espalhe por toda a mola. Isto tornará o manuseamento da tesoura de podar mais suave.
Dica do profissional
Quando não utilizar a sua tesoura de podar ou outro equipamento de poda durante várias semanas, coloque-as na posição aberta em areia limpa misturada com um copo de óleo de mesa. Isto protege a lâmina da humidade. Lembre-se de remover a areia antes de utilizar a sua ferramenta.
Manutenção do equipamento de poda manual
Uma regra inevitável, nunca deixe ferramentas espalhadas pelo jardim. Após o uso, limpe-os, com a terra ainda fresca, primeiro com uma espátula e depois com um pano seco.
Guardar as suas ferramentas
Pendure todas as suas ferramentas no alto para evitar tropeçar nelas e para as impedir que se molhem.
Se as ferramentas não puderem ser penduradas, coloque-as sobre uma tábua coberta de plástico.
Antes de guardar as suas ferramentas durante qualquer período de tempo, cubra-as com graxa ou óleo de automóvel.
Se a manutenção dos seus equipamentos de poda e jardinagem parecer demasiado complicada ou demorada, ou se preferir recorrer a um profissional de jardinagem, não hesite em contactar os especialistas em jardinagem SDMAQ