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O manuseamento correcto de uma bateria é crucial para uma longa vida útil. Isto aplica-se durante a utilização e também para armazenar corretamente as baterias.
No passado, as bateriam deveriam ser totalmente carregadas antes de ser armazenadas, era necessário porque todas as baterias eram suscetíveis a uma auto-descarga severa. Isto resultava em danos irreversíveis, tais como uma grave perda de capacidade ou mesmo numa bateria inutilizável.
Atualmente, as baterias de iões de lítio são o padrão. Esta tecnologia moderna tem uma taxa de auto-descarga muito baixa. Para proteger ainda mais as células da descarga profunda, são normalmente integrados fusíveis separados que mudam automaticamente uma bateria fortemente descarregada para um estado de repouso. Portanto, não é necessário carregar completamente uma bateria antes de a armazenar, pelo contrário, é ainda mais suave para a bateria se for armazenada parcialmente descarregada. No entanto, se o nível de carga estiver muito baixo ou a bateria estiver completamente carregada, isto coloca uma tensão desnecessária sobre as células. Aconselhamo-lo, portanto que para armazenar corretamente as baterias, deve ter cerca de 50% de bateria. Desta forma, o envelhecimento e a auto-descarga estão a um nível mínimo.
Os tipos de baterias usados anteriormente, tais como baterias de níquel-cádmio (NiCd) ou baterias de chumbo usadas em veículos motorizados têm uma elevada taxa de auto-descarga: Se uma bateria não fosse utilizada por um longo período de tempo, poderia ficar profundamente descarregada.
Descarga profunda significa que o nível de carga da bateria cai abaixo da tensão de fim de descarga. Abaixo desse limite, no entanto, não é mais possível disponibilizar energia e a bateria pode não ser mais carregada, causando danos irreversíveis. No passado, era aconselhável carregar completamente a bateria, antes de a armazenar por um longo período e verificar regularmente o nível de carga.
A tecnologia utilizada atualmente, de pilhas com células de iões de lítio, têm uma taxa de auto-descarga extremamente baixa de apenas 1% a 3% por ano. Além disso, na STIHL, todas baterias têm um sistema inteligente de gestão de baterias, também conhecido como BMS (Battery management system). Isto monitoriza a voltagem em cada célula instalada na bateria e evita assim uma descarga profunda. Se a voltagem nas células da bateria baixar demasiado, a bateria muda automaticamente para um estado de repouso e o processo de descarga é interrompido. Isto também acontece se a bateria não for utilizada durante um longo período de tempo. Consequentemente, não tem de se preocupar com as prejudiciais descargas profundas.
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